quarta-feira, 28 de abril de 2010

VINICIUS DE MORAES -GRUPO(BRENA)


BIOGRAFIA

A biografia de vinicius de moraes, foi lida pela aluna Luana Ribeiro.
Vinicius de moraes nasceu em 19 de outubro de 1913, no sobrado da rua Lopes Quintas, no Jardim botânico,no Rj.
Vinicius lançou seu primeiro livro em 1933, " Ocaminho para a distância ".Em 1929 a família retorna para a ruas Lopes Quintas alí conhece seus primeiros grandes amigos, como: Otáviode faria,San Thiago Dantas e Plínio Doyle.Em 1935 com seu segundo livro de poemas vinicius ganha o prêmio Filipe d'Oliveira.
Em 1939 casou-se pela primeira vez com Beatriz Azevedo de Mello tendo dois filhos, Suzana e Pedro.
Em 1944 a convite de Carlos Lacerda,Vinicius torna-se diretor do suplemento de "O Jornal".
Em 1951 iniciou a carreira de cronista. Em 1953 compôs seu primeiro samba "Quando tú passas por mim",em parceria com Antônio Maria.
Em 1962, inicia carreira de grande Showman em espetáculo na boate Au Bon Gourmet ,no rio ao lado de Tom Jobim e João Gilberto. Em 1963, grava um disco com Odete Lara.
Em 1967,ao lado de Sergio Porto, Rubem Braga, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e José Carlos de Oliveira, na criação da editora sabiá.
Pouco antes de morrer,declarou ter tido ao longo da vida nove (9) mulheres.
Ao músico,ao Dramaturdo, ao Cronista e ao Poeta devemos agragar mais uma figura a do teórico do amor.
Vinicius declarou: "Eu nunca partir de uma mulher que não fosse para outra".

Vinicius morreu em julho de 1980,ao 66 anos.

Algumas poesias de vinicius foram lidas por alguns alunos do grupo.eles recitaram:Ai de quem ama, Amor em paz,Eu nao existo sem você,Soneto do amigo, A anunciação e A medida do abismo.
Vinicius foi considerado o pai da borsa nova,Duas músicas sua de grande suscesso foi "Garota de Ipanema e Eu sei que vou te mar".

Eu sei que vou te amar

Eu sei que vou te amar.
por toda minha vida
eu vou te amar.
a cada despedida eu vou vou te amar...
desesperadamente eu sei que vou te amar.
e cada verso meu será para te dizer
que eu sei que vou te amar
por toda a minha vida...
eu sei que vou
chorar
a cada ausência tua
eu vou chorar
mas cada volta tua há de apagar.
o que essa ausência tua me causou.
eu sei que vou sofrer
a espera de viver
ao lado teu
por toda a minha vida.


Editorª:Brena e Lorrane
Turma:1º C

7 comentários:

Escola Macário Dantas disse...

Parabéns a todos os alunos(as) que tem se dedicado a conhecer e divulgar um pouco sobre as abras destes grandes poetas e escritores da literatura brasileira.
Atenciosamente,
Prof. Silvio

Escola Macário Dantas disse...

parabens a todos os alunos do 1°ano c que se esforçaram pelo trabalho parada da leitura.dos alunos do 1°ano D

Escola Macário Dantas disse...

muito bom adorei isso,gosto muito desse autor,belo trabalho de vocês.
de:(Hudson)

Escola Macário Dantas disse...

adorei esse poema me chamou muita atencão um belo assunto que vcs!!!!!!!!!!

Escola Macário Dantas disse...

parabens a todos os alunos que se enterressaram e se dedicaram a divulgar todas as obras desse incrivel autor
alunas:Marta, Luezia, Paula Cristina
1° ano ¨D¨MAT

Escola Macário Dantas disse...

parabens a todos os alunos que se enterressaram e se dedicaram a divulgar todas as obras desse incrivel autor
alunas:Marta, Luezia, Paula Cristina
1° ano ¨D¨

Unknown disse...

Prezados,

Ao ver esse blog na internet fiquei curioso em querer saber a origem do nome da escola que foi fundada em 1981 pelo Major Edson de Jesus Paiva e Silva.

Sou do Rio de Janeiro e a razão da minha pergunta se deve ao fato do meu finado pai, JOSÉ MACÁRIO DANTAS, ter sido um dos fundadores do 1º Grupamento de Engenharia de Construção de Estradas de Rodagem do Exército, sediado em João Pessoa - PB. Lembro-me que após o seu falecimento em 1980, deram o seu nome a uma escola em sua homenagem.

Como não sei se essa escola é a mesma que naquela época me participaram, solicito, caso seja possível, informar-me a respeito através do meu email dantasja@yahoo.com.br

Ficarei imensamente grato pela informação.

Atenciosamente,
José Augusto Dantas